À parte ...

José Lopes

O Campeonato Português de futebol está prestes a perder um bom clube: Boavista. Ninguém em Guimarães deve gostar do clube da cidade do Porto, mas todos admitimos que é um clube que sem dúvida alguma faz falta ao futebol Português.
Há um certo atrito entre o nosso Vitória e o Boavista e entre os adeptos dos dois clubes. Eu gosto de jogos puxados, de defrontar rivais e penso que é isso que a Liga precisa.
Prefiro muito mais defrontar um Boavista a um Naval, etc. Quando vejo jogos em que o Vitória defronta numa segunda-feira ou numa sexta um clube não rival (Naval, Estrela Amadora, etc.) penso que não temos tanta vontade de nos deslocarmos ao Estádio para ver o jogo, enquanto se fosse um Boavista ou outro rival) á sempre uma motivação extra porque é jogado com raiva do primeiro ao último minuto. O Boavista como sabem esta em riscos de disputar as divisões distritais.
Outra perda que eu acho que deve ser falado é a despromoção de um clube bem de perto da nossa cidade, falo do FCVizela. Um clube que tem dignificado a Zona Norte. Mas falo disto porque o Clube perdeu 6 pontos (ficou na zona de despromoção) por um caso ocorrido á 6 anos. Assim nunca a liga Portuguesa se poderá comparar a uma Liga Inglesa, Italiana e Espanhola num futuro.

Falando de uma coisa ainda mais importante, li estes dias num blogue afectivo ao Vitória que fala dos objectivos. Um post que me fez pensar muito e cheguei a uma conclusão que já tinha retirado á muito tempo. Porque não apostamos em vencer um Troféu (Taça de Portugal ou Taça da Liga), já não falo em lutar para vencer o Campeonato porque para isso iríamos ter de “abdicar” de uma ou duas épocas. Explico o porque de abdicar, porque nessas duas épocas iríamos ter de construir uma equipa sem pedir resultados durante esse tempo. Já tivemos jogadores com potencial que nos poderia levar a tentar um título. Com nomes como Nilson, Alex (aquele que nos habitou outros tempos em Guimarães), Sereno, Geromel, Pedro Mendes, Svard, Nuno Assis, Benachour, Saganowski, Rui Miguel, Douglas, Alan, Desmarets (ao seu melhor nível), Ghilas, etc. poderíamos lutar pelo título Nacional. Isso poderia se tornar possível caso aquele golo de Roberto não fosse mal invalidado. Esse dinheiro poderia e iria ajudar. Mas muita coisa iria ter de mudar a nível de mentalidade.
Toda a gente sabe que o Vitória dificilmente chegará a um título sem fazer um grande esforço financeiro, mas quem sabe quando o passivo ficar a zero não poderemos fazer uma coisa destas.

Gostava agora que dessem a vossa opinião quanto ao assunto tratado.

5 Comentários:

Diogo Ferreira disse...

É um facto, que o Boavista não é adorado em Guimarães, como no Bessa o Vitoria SC é odiado, e obviamente que os jogos entre si eram sempre jogos com uma rivalidade imensa, como é actualmente os jogos Vitoria SC e o SC Braga. Naturalmente, estes jogos trazem uma emoção forte, onde a vitoria quase que se exige aos jogadores, por isso, são sempre jogos de futebol que trazem muito público aos estádios o que torna a liga mais interessante.

O facto de o clube estar em vias de extinção, deve-se única e exclusiva responsabilidade dos seus presidentes, mais concretamente ao Sr. Dr. João Loureiro que arruinou por completo o clube, a nível financeiro, colocando-o numa situação muitíssimo complicada, da qual, penso não haver grandes possibilidade de recuperar e voltar a ser o Boavista que já foi no futebol nacional.

Relativamente ao FC Vizela, independentemente de ser um caso que tem já 6 anos, prefiro não tecer grandes comentários, porque nestes casos de corrupção temos que ter sempre uma atitude de grande cautela nas análises e comentários que fazemos, porque não sabemos se as acusações são ou não verdadeiras. Lamento que um clube vizinho esteja nesta situação, é a única coisa que posso dizer, quanto ao resto, a justiça terá os seus argumentos para ter tomado a decisão que tomou, porque há um ditado antigo que diz “mais vale tarde do que nunca”.

Quanto ao desejado titulo que o nosso clube precisa, é uma realidade, é urgente de facto ganhar algo, já que um clube como o nosso ter apenas uma super-taça, é pouco, muito pouco. Precisamos de mais, temos condições para isso, falta-nos equilibrar o clube a nível financeiro, e criar estruturas que nos permitem sonhar com esse desejado título nacional.

Gabri1VSC disse...

Concordo com a parte de que necessitamos de abdicar de duas épocas, senão vamos andar como o Benfica que em vez de construir uma equipa anda a contratar bons jogadores e a epoca nao lhes corre bem e são logo corridos.

Anónimo disse...

Se tivessemos o passivo a zero ...

Anónimo disse...

Amigos nao se iludam com o titulo, o milo andanos a lixar pela calada. Ainda acabamos como o Boavista

José Lopes disse...

Como referi, o titulo só será possível no dia em que o passivo estiver a zero, e espero que esteja a descer cada vez mais.

Enviar um comentário